A Vigilância Sanitária Municipal realizou uma fiscalização, na manhã de hoje (11), na Feira do Peixe de Santa Luzia do Pará.
Durante a ação foram analisadas a forma de comercialização, exposição e manipulação, além de outras regras que devem ser cumpridas pelos que trabalham com este tipo de produto.
No caso dos itens encontrados com irregularidade, o DEVISA estipula um prazo para que os peixeiros cumpram todas as normas e mantenham o local sempre limpo para oferecer um produto de boa qualidade para o consumidor.
“Frequentemente somos visitados pela Vigilância Sanitária que deve manter esta ação todo final de semana, pois é muito importante para a saúde de quem compra o peixe, sempre procuramos atender as normas exigidas”, ressaltou o Peixeiro Ivo Araújo.
CONSUMIDOR - A Prefeitura de Santa Luzia do Pará, aconselha que somente se adquira pescados em estabelecimentos legalizados e devidamente inspecionados.
A fiscalização será realizada o ano inteiro, além de ações educativas e de fiscalização para garantir a qualidade e a procedência dos produtos colocados à venda no mercado municipal e demais estabelecimento comerciais do município.
Segundo o Coordenador de Vigilância em Saúde, Rogério Corrêa, o pescado contém muita água e elevado teor de proteínas, fatores que favorecem a rápida deterioração quando não são conservados da maneira adequada.
“Alguns cuidados são necessários para evitar a contaminação pela poeira ou por insetos, e para garantir a adequada conservação do produto comercializado”, alertou.
Rogério afirma que tanto em estabelecimentos quanto em barracas de feiras-livres esse alimento deve ser sempre apresentado em contato direto com muito gelo picado, fabricado com água potável. Ele ainda lembra que os consumidores também devem prestar atenção nas práticas e hábitos higiênicos dos manipuladores que lidam com o pescado.
De acordo com a Vigilância Sanitária, seguindo tais regras básicas, o consumidor pode ter certeza de que estará comprando um pescado de boa qualidade, que se transformará em uma refeição nutritiva, saborosa e segura.
Em caso de dúvidas ou para efetuar denúncias, os consumidores podem dirigir-se a Vigilância Sanitária localizada na Rua Marechal Rondon anexo à Secretaria Municipal de Saúde, bairro centro, ou telefonar para (91) 3445 1414.
Nenhum comentário:
Postar um comentário