terça-feira, 12 de abril de 2011

COMBATE AO CARAMUJO AFRICANO

A Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com os Departamentos de Vigilância Sanitária, Endemias e Atenção Básica, através dos Agentes Comunitários de Saúde, promoveram mutirão visando combater a proliferação de caramujos africanos que estavam assolando os moradores da Travessa João Coelho, na área próxima ao Sítio dos Padres.
Sob o comando do Enfermeiro Deyvid, responsável pela Atenção Básica Municipal, a equipe se desdobrou, recolhendo cerca de 16 quilos do molusco "Achatina Fulica", (nome científico), causador de várias doenças que pode resultar em morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal (Angiostrongytus costaricensis), cujos sintomas são dor abdominal, febre prolongada, anorexia e vômito, além de dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e disturbios do sistema nervoso (Angiostrongylos cantonensis).

Caramujos africanos em proliferação

À frente da Ação, Enfermeiro Deyvid.




DICAS ÚTEIS PARA COMBATER O CARAMUJO AFRICANO

A orientação é para que os próprios moradores façam o recolhimento dos moluscos e, munidos de luvas descartáveis para não ter contato com o caramujo, os coloquem em recipientes com tampa. Para exterminar esse caramujo, é necessário queimá-lo completamente, pois, caso contrário, os vermes continuam no local. É importante não esquecer de usar luvas
Para exterminar os caramujos, mantenha-os dentro de dois sacos plásticos e pise em cima com calçado adequado (tênis ou botas) para quebrar as conchas,. Outra alternativa é ferver os caramujos durante 50 minutos.
Após esses procedimentos, enterre-os em valas de 80 cm, jogando cal virgem em cima dos caramujos mortos nos sacos (cuidado, pois a cal virgem é cáustica e queima, causando danos à pele). Depois cubra a vala com terra, atentando para que a distância esteja distante de poços e cisternas.

CUIDADOS EXTRAS
Para evitar que os caramujos africanos presentes em propriedades vizinhas cheguem ao seu terreno, prepare uma mistura de sabão em pó e água, formado uma calda forte, e espalhe sobre o muro. Refaça esse procedimento a cada 3 semanas ou após cada chuva.
Para ingerir verduras, frutas ou legumes de plantações que suspeite apresentar a presença de caramujos africanos. Observe se as folhas e frutos estão inteiros, ou seja, se não foram comidos por caramujos. Despreze os vegetais que tiveram contato com os caramujos.

PREVENÇÃO
Deixe as verduras, frutas e legumes mergulhados em uma mistura contendo 01 colher de sopa de água sanitária para 01 litro de água, durante trinta minutos. Enxague muito bem antes de comer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário