terça-feira, 17 de maio de 2011

Santa Luzia Sede da Capacitação no Diagnóstico Laboratórial de Leishmaniose Tegumentar Americana(LTA).

           O município de Santa Luzia do Pará foi escolhido como sede da Capacitação no Diagnóstico Laboratórial de LTA. A mesma ocorreu do dia 09 a 13 de maio de 2011, com a participação dos municípios de Primavera, Peixe Boi, Tracuateua, Santarém Novo, Quatipuru e Santa Luzia do Pará, juntamente com os capacitadores do Laboratório Central(LACEN) Luiz Vieira da Costa(Tec. em Laboratório) e Marli dos Santos Baia(Tec. em Patologia), além do apoio técnico de Raimundo Nonato(Chefe do Laboratório de Revisão da Funasa) e Raimundo Araújo Silva(Coordenador de Endemias da Funasa). Veja imagens abaixo.

Samara Biomédica, Roseni Tec. enfermagem e Francisco Assis Agente de Endemias.


Prova prática.

Coleta de material para realização de exame.

Raspagem para coleta de material.

Técnica de aplicação da intradermorreação de montenegro.




Secretária de Saúde junto com os Capacitados e Capacitadores.
               As leismaniose são antropozoonoses consideradas um grande problema de saúde pública, representam um complexo de doenças com importante espectro clínico e diversidade epidemiológia. A Organização Mundial da Saúde(OMS) estima que 350 milhões de pessoas estejam expostas ao risco com registro aproximadamente de 2 milhões de novos casos das diferentes formas clínicas ao ano.
                A leishmaniose tegumentar americana é uma doença infecciosa não contagiosa causada por diferentes espécies de protozoários do gênero leishmania(Ross, 1903). Caracteriza-se, na maioria dos doentes pelo comprometimento do tecido cutâneo, onde a úlcera leishmaniótica representa a manisfestação mais comum da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário